quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O Livro de Damião Experiença

Por Fabio Ramos


Existirá um artista mais enigmático do que Damião Experiença? Self-made man convicto, ele é um ponto de interrogação ambulante. Músico? Mendigo? Pintor? Cafetão? Tudo isso e mais um pouco? As dúvidas pairam no ar.

Radicado no Rio de Janeiro, o baiano de Portão acredita em Deus e preza a hierarquia (herança do período em que foi operador de radar da Marinha). A matéria-prima de suas canções é o subconsciente. Há quem o considere um gênio. Há quem o considere um louco. Em se tratando de Damião Ferreira da Cruz, quem estará com a razão?

As esporádicas apresentações ao vivo atraem uma legião de seguidores. Geralmente acompanhado por uma gaita e um violãozinho empenado, o compositor criou uma discografia ímpar. Nem o próprio sabe ao certo quantos álbuns gravou. O primeiro deles – o conceitual Planeta Lamma – saiu em 1974. Lançamento independente, numa época daquelas, era algo impensável. E o que dizer das letras cantadas em um idioma inventado?

Todos os LPs trouxeram, desde então, o famoso livro de Damião encartado. Suas experiências de vida são relatadas na publicação (dividida em três partes e redigida num tom coloquial, com alguns erros de português). Vale lembrar que o artista é avesso a entrevistas. Dessa forma, a leitura da obra é obrigatória aos que pretendem conhecê-lo melhor. Além de expor sua visão política, filosófica e religiosa, o texto gera novos questionamentos. A essência está ali. Apenas isso.

Damião recusa-se a ganhar dinheiro com seu trabalho. Pelo contrário: no site oficial, ele disponibiliza – a qualquer interessado – músicas, vídeos, fotos e também o livro que escreveu. Tudo gratuitamente. E a influência de sua obra é notada em músicos da atualidade. Se você já ouviu Rogério Skylab e percebeu alguma semelhança, tenha certeza que não é mera coincidência...

A faceta artística não é desassociada do lado humano. Portanto, devemos conhecer a trajetória de Damião para compreender sua música originalíssima. 

Ficou curioso? Deseja se aventurar pelo universo de Damião Experiença? Baixe o livro aqui e acesse o site oficial. O trabalho dele merece ser apreciado, valorizado e difundido. Cada vez mais.


3 comentários :

  1. Cara, o site do damião saiu do ar aparentemente e infelizmente. VOcê tem o arquivo do livro?

    ResponderExcluir