terça-feira, 14 de julho de 2020

Estudar astronomia

Por Denise Fernandes




Antes de estudar a terra, o homem estudou o céu. Foi o estudo do céu que guiou os homens nos caminhos da terra. Independente da fé ou religião que se tenha, estudar astronomia nos conecta ao divino, ao transcendente, mas não de forma invisível, espiritual ou teológica. Na grandeza dos planetas, das estrelas, dos meteoros cruzando os céus, Deus é visível a olho nu e se movimenta.

A magia da Vida explode dentro do Sol - e se conecta ao meu jardim, ao meu corpo. Estudando astronomia com o professor EDER CANALLE, tive a grande alegria de me sentir criança novamente; diante de tanto mistério, de tanto a aprender. Os conhecimentos de astronomia que o professor traz deveriam ser acessíveis a todos. Sem a reflexão da complexidade do universo a que pertencemos, podemos ficar presos aos nossos umbigos, esquecendo que somos partículas dentro de um Todo maior.

É na Luz cósmica (onde estamos mergulhados) que encontramos respostas às nossas perguntas. O amor existente mesmo quando parece ter terminado.

Leio em Confúcio: "Amar o humanismo, sem amar o estudo, gera estupidez. Amar o conhecimento, sem amar o estudo, gera superficialidade. Amar a educação, sem amar o estudo, gera ganância. Amar a sinceridade, sem amar o estudo, gera grosseria. Amar a coragem, sem amar o estudo, gera violência. Amar o poder, sem amar o estudo, gera a desordem".

O professor EDER CANALLE vai começar um novo curso de Astronomia. O curso tem preço acessível, esclarece dúvidas, traz poesia e beleza para o universo individual - sem a construção de metáforas. O curso ensina a observar o céu, e nos lembra da grandeza das estrelas e da nossa finitude diante delas. O curso também nos ensina a amar o estudo. E sem estudar, o mestre Confúcio percebeu o quanto mergulhamos em dificuldades.

Nenhum comentário :

Postar um comentário